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Por que a bateria do meu carro pifa rapidamente?

Por que a bateria do meu carro pifa

As baterias dos carros pifam primeiramente quando enfraquecem devido ao excesso de frio, calor, drenagem, corrosão ou vibração, de modo que não têm energia elétrica suficiente para dar partida no motor.
Por mais resistentes que pareçam, as baterias de carro são dispositivos eletroquímicos sensíveis. Eles são afetados por qualquer coisa que interrompa os sistemas elétricos e químicos.
Por que a bateria do seu carro vive pifando? Um diagnóstico exato requer um técnico automotivo treinado. (E sabemos de um técnico automotivo confiável em um local perto de você.)
Este artigo mostra os principais motivos pelos quais a bateria do carro acaba e quais fatores podem fazer com que a bateria do carro morra tão cedo. Mas antes de entrarmos nos suspeitos de sempre, vamos falar sobre a vida útil típica de uma bateria de carro.

Quanto tempo duram as baterias dos carros?

Uma bateria de carro geralmente dura de três a cinco anos. Contudo, a sua pode durar mais se você a mantiver totalmente carregada e protegê-la dos “assassinos da bateria do carro.
É verdade que as baterias dos carros se desgastam com o tempo. Em contrapartida é verdade que uma bateria de carro descarregada pode ser um sinal de um problema mais profundo em seu veículo. Seu alternador pode estar em suas últimas pernas. O ARRANQUE pode finalmente ter desistido. Além disso, pode haver um fio quebrado drenando a bateria. Seu mecânico pode diagnosticá-los procurando por quedas de tensão.
Além de quaisquer problemas de motor que afetem a bateria do seu carro, você pode esperar de três a cinco anos de qualquer bateria de carro.

Vamos fazer um resumo de como funciona cada destruidor de bateria de carro.

O frio suprime a energia da bateria de um carro até que ela acabe. Lembra disso da química do ensino médio? O frio retarda as reações químicas. A energia elétrica da bateria do seu carro é 100% química.

Dessa forma, quando você liga a ignição, inicia uma reação química complexa. As placas de chumbo da bateria do carro, o eletrólito líquido e os aditivos químicos ficam livres para interagir. Moléculas inertes se deslocam, enviando um monte de elétrons saltando dos terminais da bateria, subindo pelos fios e entrando no motor de partida.
Temperaturas frias retardam isso. Muito. Assim, vamos pegar a mesma bateria de carro e, em vez de uns agradáveis ​​26 Graus, baixar as temperaturas e ver como ela se comporta. No frio a reação química teria que ser muito mais forte para produzir o suficiente desses elétrons para ligar o motor. Nada mudou no motor. Nada mudou na bateria. Em contrapartida apenas a temperatura mudou.

O desempenho da bateria é pior em baixas temperaturas

Nessas condições a bateria precisa trabalhar duas vezes mais. A reação química deve ser duas vezes mais forte para produzir uma carga elétrica para ligar o mesmo motor. É por isso que a classificação do amplificador de partida a frio (CCA) mede o desempenho da bateria em temperaturas frias. A classificação CCA mostra o quão forte a nova bateria deve ser, que é um dos ambientes mais difíceis para uma bateria.
É por isso que a bateria de um carro costuma morrer nas manhãs frias. Ele tenta produzir energia suficiente, mas ainda não consegue ligar o motor.
As baixas temperaturas também dificultam a recarga da bateria do carro. Viagens curtas esgotam a bateria do carro e, se você nunca dirigir por tempo suficiente para o alternador recarregá-lo, a bateria do carro ficará cada vez mais fraca toda vez que você ligar o motor. Uma recarga completa protege a bateria do seu carro. Deixar a bateria do carro descarregada pode danificá-la e torná-la mais vulnerável ao frio extremo.

Uma bateria de carro descarregada pode até congelar

Uma bateria de carro descarregada não pode produzir uma reação forte o suficiente para ligar o motor. Por isso, uma bateria de carro descarregada pode até congelar. À medida que uma bateria de carro usa sua eletricidade, o eletrólito líquido no interior torna-se mais parecido com a água.
Uma das melhores formas de proteger a bateria do seu carro do frio é mantendo-a totalmente carregada. Dessa forma, você precisará deixar a bateria carregando algumas horas extras se estiver frio.

Por que o frio retarda a química da bateria?

O calor acelera a corrosão interna que destrói a energia da bateria do carro até que ela acabe.
Se o frio extremo mata as baterias, o calor deve ser seguro para as baterias dos carros, certo? Bem, é possível que a bateria do seu carro fique muito boa.
Baterias de carro funcionam melhor a 26 graus C. Se ficar mais quente que 32 graus, a química que mantém a carga elétrica fica um pouco ativa demais. Em seguida, começa a degradar os componentes sensíveis dentro da bateria do carro.
Assim como o frio retarda as reações químicas, o calor as acelera. Isso significa duas coisas para a bateria do seu carro. Primeiro, é muito fácil produzir a reação necessária para ligar o carro. Em segundo lugar, sua bateria está corroendo lentamente sua capacidade de armazenar energia.

Menos chumbo significa menos energia elétrica que pode armazenar.

É uma corrosão diferente do que você pode ver nos polos da bateria. Aqui está o âmago da questão: o eletrólito líquido dentro da bateria do carro é um ácido corrosivo que envolve as folhas de chumbo e um revestimento nessas folhas. Quando você liga o carro, o ácido se funde com o chumbo – liberando os elétrons de que seu motor de partida precisa. No entanto, até você girar a chave, o eletrólito ainda é um ácido corrosivo. E de vez em quando, uma molécula desse líquido mordisca o chumbo. Ou no revestimento. Ou ambos. O resultado é um grão quebradiço que se desfaz no fundo da bateria.
Cada grama desse chumbo e seu revestimento é onde a bateria do seu carro retém a eletricidade. Menos chumbo significa menos energia elétrica que pode armazenar. Essa é a capacidade da bateria do carro. Ainda está totalmente carregado e, sim, ainda pode dar partida no seu carro. O calor extremo esconde os pontos fracos da bateria do seu carro. No entanto, está permanentemente perdendo anos de sua vida útil total.

O calor extremo acelera o envelhecimento natural da bateria do seu carro.

Imagine a bateria do seu telefone com 100% de carga na sua mão. Agora imagine-o encolhendo fisicamente. Ele ainda está totalmente carregado – mas você não espera que ele funcione por tanto tempo quanto antes. Então, um dia, será muito pequeno para funcionar.
Em contrapartida com os outros assassinos de bateria, o calor extremo é o mais prejudicial e o mais sorrateiro. Normalmente funciona com um dos outros assassinos de bateria:
Alguns verões intensamente quentes seguidos podem diminuir a capacidade da bateria do seu carro o suficiente para que uma onda de frio do inverno sobrecarregue a bateria do seu carro. Ou quebra os componentes internos o suficiente para que algumas vibrações intensas quebrem as placas de chumbo.
Por outro lado, o calor reduz a quantidade de energia que a bateria pode suportar – enquanto um dreno de energia consome a pouca energia que a bateria do seu carro possui.

Da mesma forma que o frio, calor extremo é ruim para a bateria do seu carro.

Essa questão Também é até fácil de evitar. Estacione o carro na sombra. O consumo de energia diminui a capacidade de recarga da bateria de um carro. Todo mundo tem uma história sobre deixar os faróis de um carro acesos – e a corrida de emergência para dar a partida logo depois.
As baterias dos carros servem para ligar os carros. Uma grande e poderosa explosão de energia de 30 segundos e, em seguida, cerca de 20 minutos de uma recarga confortável do alternador. Baterias de carro comuns não são projetadas para executar um sistema de som e recarregar seu laptop com o motor desligado. ( Uma bateria AGM é poderosa em um nível totalmente diferente.) O computador de bordo consome uma pequena gota de energia para economizar sua memória, mas não consome muito a bateria, a menos que você deixe o carro estacionado por muito tempo .

Um dreno de energia normal para a maioria dos veículos é de cerca de 20-50 miliAmps quando o motor está desligado. Ou maior se o seu veículo for mais recente do que 2009. De acordo com um estudo de demandas de veículos elétricos dos fabricantes de baterias , o número de eletrônicos a bordo triplicou de 2009 a 2018. E você pode reconhecer alguns deles:

  • Recursos de segurança automatizados
  • Telas de toque do painel
  • Frenagem de mitigação de colisão
  • motores start-stop
  • Sensores que leem a estrada e o motor
  • Conexões sem fio à Internet ou Bluetooth
  • Portas USB para carregamento de dispositivos

Tudo isso faz parte da experiência de direção moderna – e os modelos de veículos que os utilizam requerem baterias diferentes, como uma bateria AGM ou EFB para suportar a carga mais pesada, quer o motor do carro esteja ligado ou desligado.

O que mais pode esgotar demais a bateria do carro?

Qualquer uso substancial de energia quando o motor está desligado, como:

  • Carregar seu telefone
  • Usando qualquer eletrônica de carro por qualquer período de tempo
  • Chaves do carro perto o suficiente para sinalizar repetidamente o carro estacionado
  • Luzes internas ou luzes de cortesia deixadas acesas
  • Quaisquer acessórios ou personalizações com luzes ou conexões sem fio
  • Mesmo sujeira molhada na parte superior da bateria. Pode conduzir uma leve corrente

Um técnico qualificado pode diagnosticar problemas elétricos e ajudá-lo a encontrar o que pode estar descarregando a bateria do seu carro.

Agora, o problema de esgotar a bateria de um carro em 50% é pior do que você pensa.
Sim, você tem um problema imediato porque a bateria do seu carro não tem carga suficiente para ligar o carro. O problema mais profundo é quanto tempo você leva para recarregá-lo totalmente. Em outras palavras, deixar uma bateria de carro descarregada por apenas algumas horas deixará danos permanentes.
Pense na química da bateria que abordamos. Antes de tudo, sabemos que, bateria do seu carro são placas de chumbo, revestidas com materiais sensíveis, colocadas em copos de eletrólito líquido. Dessa forma, quando você liga o carro, o ácido se funde com o chumbo para se tornar sulfato de chumbo – liberando os elétrons de que seu motor de partida precisa. Então, recarregar a bateria separa o ácido do chumbo. Mas e se a recarga não vier? O sulfato de chumbo endurece no local. Esse processo é chamado de sulfatação e não é bom para baterias de carros. A sulfatação endurece os materiais da bateria contra quaisquer alterações químicas e destrói os materiais ativos.

Então a corrente não pode passar por esses pontos mortos quando a recarga de eletricidade vier. É uma parte do cabo da bateria que agora está permanentemente esgotada.

Com menos material ativo para ligar o motor, a bateria do carro vai lutar pelo resto do tempo sob o capô – até que um dia o motor precise de mais energia do que a bateria pode fornecer.

A corrosão coloca nova resistência nas conexões até que a bateria esteja tão cansada que morra. Este é o assassino de bateria pontiagudo e intimidador que você pode ver em cima de sua bateria se levantar o capô. A corrosão se instala com o calor e a sujeira em cima de uma bateria suja. Dessa forma, a corrosão geralmente enquadra outro suspeito usual por seu trabalho sujo.

A corrosão causa resistência elétrica. Se há uma coisa que a bateria do seu carro não precisa, é algo que diminui o fluxo de eletricidade.

Todo metal que carrega uma corrente elétrica irá corroer. No entanto, quando um pouco de umidade e sujeira aparecem, a corrosão aumenta. Está usando elétrons de sua fonte de alimentação em uma gosma não condutora que você terá que limpar eventualmente.
Por isso, limpe a corrosão regularmente. Um pouco de resistência elétrica pode causar grandes problemas. Ou seja, queda de tensão.
A bateria do seu carro de 12 V funciona com 12,77 volts se estiver saudável, enviando 500 amperes para ligar o motor. Se um mecânico medir sua bateria e perceber que ela tem apenas 12,5 volts, eles podem pensar que precisam recarregá-la porque está muito fraca.
Por isso, pense antes de tudo, em volts como um limite mínimo de velocidade para eletricidade. Dessa forma, se não houver carros quebrados na rodovia nem acidentes de trânsito, nada interromperá o fluxo do trânsito. Os elétrons podem começar a trabalhar a tempo.

A corrosão consome mais do que os elétrons da bateria do seu carro.

Uma queda de tensão acontece quando a corrosão entra, molécula por molécula, entre o terminal positivo e o cabo positivo e causa pequenas avarias na via elétrica de 12V. Em vez de enviar todos os 12 volts, sua bateria de carro saudável acaba empurrando 500 amperes com apenas 11 volts para o motor de partida.
O que significa que seu carro pode não dar partida. Ou, o que é mais provável, seu carro liga, mas com um pouco mais de esforço do que o normal. Dessa forma, quando o alternador tenta recarregar a bateria do carro, a pequena dosagem de corrente elétrica fresca simplesmente não o preenche 100%. Então você está enfrentando um problema de drenagem de energia. Na verdade, pode comer o grampo que conecta sua bateria ao carro. Se o grampo no poste da bateria for fino o suficiente, a corrosão pode mastigar até onde a conexão elétrica para. Os próprios postes da bateria são grossos, então a corrosão teria que funcionar por muito tempo para passar por eles. Contudo no entanto, os grampos ou a fiação emendada são vítimas em potencial da corrosão faminta.

A melhor maneira de evitar a corrosão é limpar a bateria do seu carro:

  • Limpe qualquer sujeira ou sujeira que você vê na parte superior do estojo.
  • Use bicarbonato de sódio e água destilada para eliminar qualquer corrosão acumulada.
  • Use um spray preventivo contra corrosão nos terminais limpos.

A vibração solta o material outrora ativo e até mesmo dobra as placas de chumbo – encerrando prematuramente a vida útil da bateria do seu carro.

A vibração é a maneira mais comum de matar uma bateria de carro.

De todas as maneiras pelas quais a bateria do seu carro pode morrer, a vibração é a menos sofisticada. Agite qualquer bateria de carro por tempo suficiente e com força suficiente e você danificará seus componentes internos.
O ronco diário do motor do seu carro não fará o trabalho (a menos que não esteja bem preso ao motor).
O chumbo da bateria do seu carro é fino. É formado em folhas finas, ou placas de chumbo, que pendem da parte superior da caixa da bateria para os copos de eletrólito. As folhas de chumbo não tocam nas laterais da bateria, não se tocam e não tocam no fundo. No entanto, eles estão pendurados no líquido. Se as vibrações o sacudirem da maneira certa com força suficiente, as placas podem tocar em algo que não deveriam. Então a bateria do seu carro entrará em curto-circuito.
Fora de estrada, um acidente de carro ou a queda de uma bateria de carro podem vibrar as placas de chumbo o suficiente para entortá-las ou quebrá-las. No entanto, esses tipos de tremores são raros. Mais comum é um grande buraco, 10 minutos em uma estrada esburacada ou bater em uma lombada muito rápido.
Essas vibrações podem não desalojar uma placa de chumbo inteira da bateria do seu carro. Em vez disso, eles liberam o revestimento sensível ou um pedaço de chumbo ainda ativo que foi corroído. Com menos chumbo para trabalhar, a bateria do carro perde a capacidade de reter e fornecer energia elétrica.

Agora que a bateria está severamente enfraquecida, qualquer um dos outros assassinos de bateria – uma manhã fria de inverno, um dreno de energia ao carregar seu laptop ou um terminal corroído – terá mais facilidade em eliminá-la.

Frio, calor, consumo de energia, corrosão e vibração são os cinco assassinos de bateria. E eles tendem a trabalhar juntos. A bateria do seu carro é um dispositivo eletroquímico sensível armazenado em um ambiente turbulento, trabalhando nas condições menos favoráveis.
O calor acelera a corrosão na bateria do carro, enquanto a corrosão destrói suas conexões com o motor e o alternador. A vibração sacode materiais que já foram úteis, deixando a bateria fraca demais para causar uma reação grande o suficiente em uma manhã fria. Os drenos de energia roubam a bateria do carro de sua energia total. O calor extremo encurta sua vida útil. Em seguida, uma onda de frio pode sufocar a bateria o suficiente para matá-la.
No entanto, a bateria do seu carro é forte o suficiente para funcionar de forma confiável por anos.

Então, como uma bateria de carro morre?

De repente, geralmente sem aviso.

Ao longo das décadas, os fabricantes de automóveis fabricaram motores pequenos e potentes que são mais fáceis de ligar. Os motoristas dos anos 1980 ou 1990 podem detectar uma bateria de carro fraca mais cedo. Um início lento ou lento em um dia quente acionaria a luz de advertência da bateria. Se você ignorasse, bem, seu carro estaria morto depois de um ou dois dias disso.

Se você estiver dirigindo um modelo 2010 ou mais recente, sistemas elétricos sofisticados e motores fáceis de ligar significam que uma bateria de carro fraca pode continuar – ficando cada vez mais fraca com o passar do tempo. A única vez que você veria a luz de advertência da bateria do carro é depois que a bateria do carro acabou

Um teste de bateria faz mais do que verificar se ela está carregada. Seu teste identificará problemas, mostrará onde está a vida útil total da bateria do carro e até fornecerá uma boa estimativa ou uma ideia de quando a bateria pode falhar. Um teste leva de 2 a 5 minutos e dirá se a bateria do seu carro tem alguns anos à frente ou apenas duas semanas.

Faça um teste de bateria antes do inverno e outro antes do verão. Ou faça um teste de bateria a cada troca de óleo.

Probater Baterias

Faça testes de bateria regularmente. Você pode chegar a tempo de evitar a morte prematura da bateria do seu carro.

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