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Bateria Start-Stop AGM. Princípios básicos desta tecnologia automotiva.

Bateria Start-Stop AGM é na PRO

Antes encontrados apenas no reino dos modelos elétricos híbridos, os sistemas Stop-Start agora se tornaram uma tecnologia comum encontrada em veículos de luxo e econômicos.

Muitos sistemas de veículos foram repensados ​​e renovados como parte da adoção do motor Stop-Start, com os componentes mecânicos e elétricos tendo que mudar para acomodar seus requisitos.

Os sistemas com bateria Stop-Start funcionam desligando o motor quando o veículo é parado e reiniciando-o quando o veículo está pronto para se mover novamente. A maioria é acionada por uma parada completa do veículo (geralmente após uma curta pausa para garantir que a parada não seja momentânea).

O sistema permanece acionado até que o motorista solte o pedal do freio, indicando ao acelerador para começar a se mover novamente. A maioria dos fabricantes cronometrou a reinicialização para coincidir com o ponto onde o pé do motorista provavelmente estará no acelerador, a fim de tornar o processo o mais simples possível.

Um sistema Stop-Start do motor também pode dar partida no motor quando outros parâmetros estão em vigor, como quando o compressor do ar condicionado precisa operar ou quando o líquido de arrefecimento do motor deve circular. A maioria dos sistemas também monitora a disponibilidade de energia da bateria e o uso de energia do veículo para evitar o consumo excessivo da bateria quando o motor não está funcionando.

O objetivo de um sistema Stop-Start é melhorar a economia de combustível na cidade durante a condução em stop-and-go. Na maioria das implantações, esses sistemas podem adicionar eficiência de 3 a 10% à economia de combustível do veículo. A maioria dos veículos vê uma melhoria de cerca de 5%.

Antes de mais nada podemos dizer que a bateria Start-Stop possui uma tecnologia que desliga o motor do veículo sempre que está parado. Com isso economiza combustível e outros desgastes. Além do básico o que mais podemos saber sobre este sistema?

Em um veículo com Start-Stop é necessária uma bateria especial?

A resposta é sim! Dar a partida no veículo antes de tudo, se gasta uma grande quantidade de energia da bateria. Para aguentar o uso severo é necessário boas condições para oferecer essa alta corrente.

O gerador carrega a bateria de arranque durante a condução.
Em um carro que não está equipado com um sistema automático de start-stop, o processo de partida é geralmente um evento único. Durante a condução, o gerador abastece os consumidores elétricos, como o sistema de entretenimento e o dispositivo de navegação, de forma que, se o gerador estiver funcionando, não haja descarga da bateria de arranque durante a viagem.

O caso é diferente para carros com tecnologia start-stop. Durante uma viagem pela cidade, a bateria está sujeita a uma série de períodos de início e parada. Se o carro estiver parado no semáforo com o motor parado, os consumidores de energia elétrica, como luzes, limpadores de para-brisa, rádio ou monitores ainda precisam de energia. A carga é aumentada por descarga e carregamento contínuos.

O sistema Start-Stop Em viagens curtas

Viagens curtas representam um desafio para a bateria. Especialmente com baterias velhas especialmente durante o inverno, a adesão de carga da bateria diminui, de modo que a recarga total nem sempre é garantida. Isso pode resultar em uma descarga, de modo que, logo mais, ela não tenha mais energia suficiente para dar partida.

Bateria Start-Stop AGM

Devido à tecnologia especial AGM, a resistência interna das baterias Heliar AGM permanece consideravelmente mais baixa do que a das baterias convencionais ao longo de toda a sua vida, de modo que também é garantida a recarga por períodos mais longos com varias fases start-stop.

As baterias AGM funcionam muito melhor no tempo frio. Elas dão partida no motor reduzindo seu tempo de funcionamento. Graças à estabilidade do ciclo das baterias AGM, o motor pode ser desligado e ligado várias vezes em intervalos curtos, sem o risco de dificuldades ao reiniciar.

Nos veículos modernos, a bateria Start-Stop Heliar AGM não é apenas carregada pelo gerador, mas também pelo sistema de recuperação de energia de frenagem. As baterias de partida normais devem ser mantidas permanentemente carregadas e, portanto, não podem absorver a energia gerada pela recuperação. As baterias AGM podem ser operadas na faixa de carga parcial e, portanto, fornecem capacidade “extra” suficiente para armazenar a energia que é gerada na frenagem.

De uma perspectiva inicial, essas baterias e sistemas não requerem uma mudança na abordagem ou no equipamento usado. Ao iniciar você está essencialmente aumentando a capacidade de partida do veículo, onde o iniciador do salto está junto para o passeio durante o evento de partida. Portanto, contanto que você tenha a tensão correta.

O carregamento também é semelhante aos sistemas tradicionais. Lembre-se sempre, entretanto, de verificar o tipo de bateria para garantir que você forneça a energia de carregamento adequada para sua bateria específica.

As baterias Start-Stop AGM devem ser carregadas na configuração AGM, enquanto as baterias EFB devem ser carregadas na configuração Standard / Flooded. A não correspondência adequada do tipo de bateria pode resultar em uma condição de subcarga (o motor pode não ligar) ou sobrecarga (a bateria pode danificar).

Além disso, muitos desses sistemas possuem componentes eletrônicos avançados conectados à bateria. Isso torna ainda mais importante que você conecte o cabo negativo do carregador ao aterramento do veículo (chassi ou motor).

Do contrário, você pode contornar a eletrônica e enganar seu sistema,fazendo com que ele acredite que o estado de carga da bateria é diferente do estado real de carga. Isso pode levar a um carregamento incorreto do veículo quando estiver em funcionamento.

Esperamos que você tenha achado esta visão geral dos Sistemas Stop-Start informativa e útil. Os veículos continuam crescendo em complexidade a cada ano. Acompanhar essa evolução contínua não é fácil, mas é necessário se você deseja ser eficaz e eficiente na rotina de serviço.

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